Duas estudantes de medicina estão sendo investigadas pela Polícia Civil de São Paulo após publicarem um vídeo nas redes sociais zombando de uma paciente que passou por três transplantes de coração e um de rim. O caso ganhou repercussão nacional e levantou questões sobre ética médica e conduta profissional.
As estudantes Gabrielli Farias de Souza e Thaís Caldeira Soares Foffano foram denunciadas pela família de Vitória Chaves da Silva, que tomou conhecimento do vídeo publicado em fevereiro. A paciente morreu em fevereiro de 2025, dias depois da gravação do vídeo. “Assim, não sei. Essa menina tá achando que tem sete vidas? Não sei”, disse uma das estudantes na gravação. A publicação foi apagada das redes sociais na terça-feira (8).
As autoridades estão analisando o conteúdo do vídeo e suas implicações legais, considerando possíveis violações éticas e profissionais. A investigação segue em andamento no Ministério Público de São Paulo e as estudantes poderão responder por suas ações tanto na esfera criminal quanto administrativa, com possíveis consequências para sua formação acadêmica.
Gabrielli e Thaís estudam, respectivamente, na Anhembi Morumbi (SP) e na Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (MG). As instituições emitiram nota, divulgada pelo site da CNN Brasil, onde afirmam que apuram o caso. “O relato mencionado não condiz com os princípios e valores que norteiam a atuação desta Instituição de Ensino”, diz a nota