Ingenuidade brasileira é acreditar que político vai fazer o povo comer picanha, e no final o povo não consegue comer ovo
Se dar dinheiro aos pobres acabasse com a pobreza, dar diploma aos burros acabaria com a burrice. Dar um diploma de médico a um cidadão comum não o torna médico. O diploma não tem valor. O mesmo acontece quando o governo só pensa em dar benefícios aos pobres e acredita que isso vai tirá-los da pobreza. O dinheiro, assim como o diploma perderia o valor a medida que fosse distribuídos gratuitamente. Por isso você vai no supermercado e acha tudo caro. Por isso você vai no posto de gasolina acha caro. Por isso entra ano e sai ano você fica com a sensação que continua apertado ou o dinheiro não dá para nada. O dinheiro perde valor.
Ganhar um diploma universitário exige esforço, da mesma forma que ganhar dinheiro também exige. Não tem como ganhar dinheiro sem esforço ou risco, não existe dinheiro de mão beijada. Como diria Milton Friedman, não existe almoço grátis. Isso é economia básica. O problema que muitos brasileiros acreditam que existe dinheiro sem esforço ou almoço grátis. Por isso os brasileiros são amados mundo a fora, talvez pela inocência ou ingenuidade que temos em acreditar que o governo nos dá alguma coisa de graça, a ingenuidade brasileira é tanta que muitos até acreditam que o SUS é de graça.
Sempre que alguém fala: “vamos subir para cima” o brasileiro corrige: “tem jeito de subir para baixo? ” Minha resposta é sim, tem jeito de subir para baixo, é só entender um pouco mais de Brasil. O nosso país tinha a 40ª melhor IDH em 1985, hoje estamos em 90ª posição dos países com melhor IDH. De fato, o IDH brasileiro melhorou ao longo das últimas quatro décadas, só que caímos no ranking. Subimos para baixo, o Brasil desafia as leis da física. O Brasil cresce pra baixo.
A coisa já está preta em 2025, e em 2030 aumentará o número de aposentados consideravelmente, se o governo não tem dinheiro hoje, como terá em 2030 quando estourar o envelhecimento da população? O governo atual está brincando com fogo e o povo sempre quem se queima e fica na miséria, mas o povo continua firme acreditando que se o governo der dinheiro para o povo, o povo vai sair da miséria. Ingenuidade.
Ingenuidade brasileira é acreditar que político vai fazer o povo comer picanha, e no final o povo não consegue comer ovo. A população brasileira só vai acordar no dia que o Congresso Nacional mudar as leis sobre folha de pagamento e passar a responsabilidade do recolhimento dos impostos sobre os pagamentos de salários para o empregado e não mais para as empresas. Aí sim a população vai começar a entender que o SUS não é gratuito e muito menos que não existe almoço grátis, ainda mais quando o governo é o anfitrião.