O empresário Ricardo Martins David (União-RJ), conhecido como Ricardo Abrão, assumirá a cadeira na Câmara dos Deputados após Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) perder seu mandato por excesso de faltas nas sessões deliberativas. A decisão foi tomada pela Mesa Diretora da Câmara na quinta-feira, 24.
Ricardo Abrão, de 52 anos, já possui experiência prévia como suplente na Câmara, tendo assumido o cargo em outras ocasiões, como durante a nomeação da deputada Daniela Carneiro para o Ministério do Turismo e quando Brazão ocupou a secretaria de Ação Comunitária do Rio de Janeiro.
O novo deputado possui fortes laços familiares na política e no Rio de Janeiro:
* É sobrinho do contraventor Aniz Abraão David, conhecido como Anísio, patrono da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis
* Filho de Farid Abraão, ex-prefeito de Nilópolis por três mandatos
* Sobrinho de Simão Sessim, que exerceu dez mandatos consecutivos como deputado federal
O tio de Ricardo Abrão, Anísio, possui um histórico marcado por problemas com a justiça:
* Foi preso quatro vezes em cinco anos
* Em 2007, na Operação Furacão da Polícia Federal
* Em 2008, durante a Operação 1357
* Duas detenções em 2012 por crimes ligados à contravenção
* Foi condenado por formação de quadrilha, mas recorre em liberdade
Quanto à saída de Chiquinho Brazão, seu advogado Cléber Lopes declarou: “Nossa expectativa é tentar absolvê-lo no Supremo e tentar restabelecer o mandato dele mais adiante”. Brazão, que está preso desde março de 2022 por suspeita de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco, perdeu o mandato por faltar mais de um terço das sessões deliberativas, mas mantém o direito de disputar eleições em 2026.