O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) pode estar prestes a fazer uma mudança histórica em sua identificação numérica. Em reunião realizada nesta terça-feira (29 de abril), a Executiva Nacional do partido autorizou o início das discussões oficiais sobre uma possível fusão com o Podemos.
A possível união entre as legendas pode resultar no abandono do tradicional número 45, utilizado pelo PSDB há décadas, em favor do número 20, atual identificação do Podemos. Esta mudança seria justificada pela atual composição das bancadas dos dois partidos no Congresso Nacional.
* O Podemos possui atualmente 15 deputados federais e 4 senadores
* O PSDB conta com 13 deputados federais e 3 senadores
* A diferença na representatividade justificaria a adoção do número 20
O próximo passo crucial neste processo será a realização de uma convenção nacional, agendada para 5 de junho, quando os filiados do PSDB poderão oficializar a fusão.
O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) manifestou otimismo sobre a união dos partidos, afirmando: “Os brasileiros estão cansados de votar não. Não a esse, então eu voto naquele. Não àquele, eu voto nesse. Vamos dar oportunidade aos brasileiros de voltarem a votar sim a favor de projeto desenvolvimentista, inclusivo do ponto de vista social, audacioso e ousado, como foi o projeto lá atrás que nos levou ao Plano Real, à Lei de Responsabilidade Fiscal”.
Neves ainda brincou sobre o momento do partido: “Aqueles que mandaram coroas de flores para as nossas exéquias vão ter que pedir reembolso, porque o PSDB volta mais forte do que nunca”.