O árbitro Marcelo de Lima Henrique registrou em súmula uma ofensa proferida por Pedro Lourenço, gestor do Cruzeiro, após a partida contra o Internacional pelo Campeonato Brasileiro. O incidente ocorreu depois da derrota do time mineiro por 3 a 0, em jogo marcado pela expulsão precoce do zagueiro Jonathan Jesus aos 20 minutos.
De acordo com o documento disponibilizado no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Pedro Lourenço abordou a equipe de arbitragem quando esta se dirigia aos vestiários. O árbitro relatou que o gestor celeste o interpelou de forma negativa, proferindo as seguintes palavras: “que palhaçada você fez aqui hoje”.
Além do registro da conduta de Pedro Lourenço, a súmula também contém outro incidente envolvendo a comissão técnica do Cruzeiro. Hélio de Carvalho, analista de desempenho do clube, foi citado por fazer comentários relacionados à idade do árbitro, tendo dito: “você está velho, não quer mais correr, tem que treinar mais”.
Pedro Lourenço, que atuou como chefe da delegação cruzeirense em Porto Alegre, manifestou-se em coletiva de imprensa ainda no Beira-Rio. O gestor classificou a situação como “inadmissível” e informou que o clube já acionou a CBF buscando um posicionamento da Comissão de Arbitragem. Posteriormente, o Cruzeiro também emitiu uma nota oficial questionando a atuação da arbitragem.