Paraíba tem 10 mil crianças sem registro de paternidade

Paraíba tem 10 mil crianças sem registro de paternidade

Dados da Arpen-Brasil revelam que mais de 10 mil crianças foram registradas sem o nome do pai na certidão de nascimento entre 2021 e 2024 na Paraíba

Dados alarmantes revelados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) mostram que 10.592 crianças foram registradas sem o nome do pai na certidão de nascimento na Paraíba, entre 2021 e 2024. O Ministério Público da Paraíba (MPPB) destaca que esta situação representa uma violação de direitos fundamentais.

O MPPB lançou a campanha “Não é apenas um sobrenome” para conscientizar sobre a importância do reconhecimento de paternidade. Segundo o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, a ausência do registro paterno afeta direitos como pensão alimentícia, convívio familiar e herança.

“Por isso, é importante que os cartórios, os promotores de Justiça e os familiares de crianças com pais ausentes busquem, dentro do possível, que todas as crianças e adolescentes possam desfrutar desse direito”, afirmou Antônio Hortêncio.

Processo de Reconhecimento

* Os cartórios devem identificar casos de ausência paterna no momento do registro do recém-nascido
* Todas as informações são coletadas e, havendo indicação do suposto pai, o caso é encaminhado ao Judiciário ou Ministério Público
* O MPPB notifica a mãe ou responsável e busca uma conciliação para reconhecimento voluntário
* Em caso de concordância, o processo pode ser realizado diretamente no cartório de registro civil
* Se houver negativa do suposto pai, o MPPB ingressa com ação judicial de reconhecimento

A iniciativa do MPPB visa garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos assegurados, minimizando os impactos emocionais, morais e patrimoniais causados pela ausência do registro paterno.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS