O Papa Francisco faleceu na segunda-feira após um breve passeio surpresa de papamóvel na Praça de São Pedro no domingo de Páscoa. Em seus momentos finais, o pontífice expressou gratidão ao seu enfermeiro Massimiliano Strappetti, que o auxiliou neste último encontro com os fiéis.
O líder da Igreja Católica, que havia passado 38 dias hospitalizado no início do ano devido a uma pneumonia dupla, demonstrou sua característica determinação ao desafiar recomendações médicas de repouso em seu último dia de vida.
* No domingo de Páscoa, cerca de 35.000 fiéis se reuniram na Praça de São Pedro para testemunhar o inesperado passeio do Papa Francisco, que percorreu a praça sentado em uma cadeira elevada no papamóvel
* Durante o percurso, foram ouvidos gritos de “viva il papa”, e o pontífice realizou paradas ocasionais para abençoar bebês apresentados pelos assessores papais
* Em suas últimas palavras dirigidas ao enfermeiro Strappetti, que o acompanhava 24 horas por dia, Francisco expressou: “Obrigado por me trazer para a praça”
Após um jantar tranquilo no domingo, os primeiros sinais de deterioração da saúde do Papa surgiram às 5h30 da manhã de segunda-feira. Aproximadamente uma hora depois, ao fazer um último gesto de despedida para Strappetti, o pontífice entrou em coma. Segundo informações do Vaticano, sua morte foi rápida e sem sofrimento.
O falecimento do Papa Francisco ocorreu de maneira simbólica, “tendo abraçado novamente o povo, depois de um longo tempo”, conforme relatado pelo veículo oficial do Vaticano.