Diversos parlamentares do estado de São Paulo apresentaram propostas para homenagear o Papa Francisco através da nomeação de espaços públicos. As iniciativas incluem alterações de nomes em locais emblemáticos da capital e do interior paulista.
O deputado estadual Emídio de Souza (PT) protocolou na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) um projeto de lei que sugere a modificação do nome do Memorial da América Latina para “Memorial da América Latina – Papa Francisco”. A proposta visa reconhecer a importância cultural, política e humanista do primeiro pontífice sul-americano.
Na mesma casa legislativa, o deputado Rafael Zimbaldi (Cidadania) propôs a alteração do nome do Hospital Regional de Cruzeiro, no interior de São Paulo, para “Hospital Papa Francisco”. A proposta foi apresentada incluindo um resumo biográfico do pontífice como justificativa.
Na capital paulista, o vereador Eliseu Gabriel (PSB) também se manifestou com uma proposta para homenagear o Papa Francisco. Através de um projeto de lei protocolado na Câmara Municipal, o parlamentar sugere nomear uma praça na região da Subprefeitura de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, em homenagem ao líder católico.
As propostas demonstram um movimento conjunto de diferentes esferas do poder legislativo para eternizar o nome do Papa Francisco em diversos espaços públicos do estado de São Paulo.