O Papa Francisco surpreendeu fiéis ao fazer uma aparição não programada na Praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo (6 de abril). O pontífice, que está em recuperação de uma pneumonia bilateral, apareceu em cadeira de rodas e utilizando cânulas de oxigênio nasal, duas semanas após receber alta do hospital Gemelli de Roma.
A presença inesperada do líder católico ocorreu após uma missa dedicada aos enfermos, onde ele saudou brevemente os presentes com as palavras “Bom domingo a todos. Muito obrigado”. Milhares de fiéis registraram o momento com câmeras e celulares enquanto o papa, de 88 anos, concedia sua bênção aos presentes.
Apesar das informações do Vaticano sobre a melhora no estado de saúde do pontífice nos últimos dias, esta foi sua primeira aparição pública no Vaticano desde sua hospitalização em 14 de fevereiro. O protocolo médico recomenda um período de convalescença de dois meses com repouso rigoroso, sem atividades públicas ou contato com fiéis, para evitar riscos de recaída.
Após abençoar a multidão reunida na Praça de São Pedro, o Papa Francisco ainda dedicou um momento para cumprimentar individualmente algumas pessoas que se encontravam atrás do altar, demonstrando sinais de recuperação, mesmo que ainda necessite de suporte médico.