A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta quinta-feira (10) a criação de uma nova categoria no Oscar que premiará os dublês de ação. A estreia desta categoria acontecerá em 2028, como parte das celebrações do centenário da premiação mais prestigiada de Hollywood.
A nova categoria, denominada “Melhor Design de Acrobacias”, começará a avaliar os filmes lançados em 2027, marcando um momento histórico para os profissionais que arriscam suas vidas nos bastidores das produções cinematográficas.
“Desde os primórdios do cinema, o design de acrobacias tem sido uma parte integral das filmagens”, afirmaram Bill Kramer, diretor-executivo da Academia, e Janet Yang, presidente da instituição, em comunicado oficial.
Esta decisão representa o fim de uma longa campanha pelo reconhecimento dos dublês de ação no Oscar. Os defensores da categoria argumentam que a contribuição destes profissionais é tão significativa quanto a dos especialistas em som, maquiagem e efeitos visuais, que já são tradicionalmente premiados na cerimônia.
Vale ressaltar que os dublês já recebem reconhecimento em outras premiações importantes do setor, como o SAG Awards, realizado pelo Sindicato dos Atores. A Academia continua expandindo o prestigioso Oscar, tendo anunciado recentemente a categoria de “Melhor Elenco”, que terá sua primeira premiação em 2026.