Neymar completou um mês sem entrar em campo pelo Santos, com sua última atuação registrada em 2 de março, durante as quartas de final do Campeonato Paulista. O jogador sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda e, desde então, tem alternado entre recuperação e uma intensa vida social, gerando diversas polêmicas.
Em sua última partida, contra o Red Bull Bragantino, o camisa 10 do Peixe marcou o primeiro gol na vitória por 2 a 0, mas precisou ser substituído aos 76 minutos devido a dores musculares. Desde então, uma série de eventos marcou sua ausência dos gramados:
* Logo após a lesão, Neymar aproveitou a folga de Carnaval no Rio de Janeiro, comparecendo à segunda noite de desfiles do Grupo Especial na Sapucaí, acompanhado de Bruna Biancardi e amigos, no dia 3 de março.
* Na semana seguinte, o jogador assistiu do banco de reservas à eliminação do Santos para o Corinthians na semifinal do Paulistão. O clube justificou sua presença como “estratégia” para confundir o adversário, já que não tinha condições de jogo.
* Dois dias após a eliminação, em 11 de março, Neymar compareceu ao aniversário de sua irmã, Rafaella. No dia 14, foi cortado da convocação da Seleção Brasileira devido à lesão.
Uma das maiores polêmicas do período envolveu seu helicóptero particular, flagrado em uma festa privada em Araçoiaba da Serra, interior de São Paulo. A modelo Any Awuada alegou ter se relacionado com o jogador, fato negado pela equipe de Neymar.
Durante o período de recuperação, o atacante manteve uma agenda social ativa, participando do BSOP Poker Show e de um evento da marca Replay no Allianz Parque. Também viajou com o Santos para um amistoso contra o Coritiba, mesmo sem atuar, e recebeu o prêmio de gol mais bonito do Paulistão por um gol olímpico marcado contra a Inter de Limeira.
Como presidente da Furia na Kings League Brasil, Neymar esteve presente em todas as rodadas do campeonato alternativo de futebol de 7, inclusive ausentando-se da estreia do Santos no Brasileirão contra o Vasco, em São Januário, onde o time foi derrotado por 2 a 1.