O presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, manifestou-se contra a PEC que propõe a redução da jornada de trabalho de 6×1 para 4×3, durante evento realizado no Sesiminas, em Belo Horizonte. Segundo ele, a proposta é inviável e pode gerar impactos significativos na produtividade e economia.
Durante o evento “Jornada 6×1 e os Impactos nas Relações de Trabalho”, Nadim Donato destacou pontos críticos da proposta que ainda não foram devidamente discutidos:
* A questão salarial permanece indefinida, sem esclarecimentos sobre possíveis reduções no salário base, décimo terceiro e descanso remunerado.
* A implementação da jornada 4×3 mantendo os salários atuais poderia resultar em uma redução de aproximadamente 30% na produtividade das empresas.
* Donato enfatizou que “Se nós vamos reduzir o horário de trabalho, os dias trabalhados, nós iremos reduzir o salário, porque aí sim as empresas podem contratar mais”.
O presidente da Fecomércio MG também ressaltou que a produtividade brasileira já é consideravelmente baixa em comparação com outros países das Américas e Europa, alertando que “Nossa ideia é tentar explicar isso para que todos possam entender que é inviável uma redução de dias trabalhados na semana”.
O evento contou com a participação de importantes entidades do setor produtivo mineiro, incluindo Fiemg, ACMinas, CDL BH, FCDL, Faemg, Federaminas, Fetcemg, Ocemg e CIEMG, demonstrando a união do setor empresarial contra a proposta.