Ministros do STF avaliam que anistia do 8 de janeiro que tramita na Câmara é inconstitucional

Ministros do STF avaliam que anistia do 8 de janeiro que tramita na Câmara é inconstitucional

Ministros do Supremo Tribunal Federal indicam que proposta de anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro viola a Constituição Federal

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que o projeto de anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro será declarado inconstitucional caso seja aprovado no Congresso e chegue à Corte. A análise baseia-se em violações diretas à Constituição Federal, especificamente em relação aos incisos que tratam de crimes inafiançáveis e imprescritíveis.

De acordo com informações do Blog de Andréia Sadi, no G1, ministro apontam que existem dois pontos cruciais da Constituição Federal que impedem a aprovação do projeto:

* O inciso 43 do artigo 5º estabelece que crimes como terrorismo, tortura, tráfico de drogas e crimes hediondos são inafiançáveis e não podem receber graça ou anistia

* O inciso 44 determina que ações de grupos armados, sejam civis ou militares, contra o Estado são consideradas crimes inafiançáveis e imprescritíveis

“Se é inafiançável e imprescritível, o regime é o mesmo do terrorismo, crime hediondo, etc. Ou seja, também não pode graça (perdão) nem anistia”, afirmou um dos ministros do STF.

Tramitação na Câmara

O projeto ganhou novo fôlego na Câmara dos Deputados após a oposição conseguir 257 votos necessários para iniciar a tramitação em regime de urgência, permitindo que seja votado diretamente no Plenário, sem passar por comissões.

A proposta teve um histórico conturbado em 2024, quando quase foi votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas o então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), determinou seu retorno à estaca zero, sugerindo a criação de uma comissão especial.

O atual presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), defende que o tema seja discutido com “seriedade” e busca uma solução através do diálogo com o Executivo e o Judiciário, alertando sobre o risco de agravamento da crise institucional entre os Poderes.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS