A Páscoa de 2024 apresenta perspectivas positivas para o comércio de Belo Horizonte, conforme revela pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG. O estudo “Intenção de Consumo para a Páscoa” indica que 45,8% dos belo-horizontinos planejam presentear durante a data festiva.
Os chocolates mantêm sua posição de destaque nas intenções de compra, representando 91,4% da preferência dos consumidores. A economista Gabriela Martins, da Fecomércio-MG, destaca: “Os chocolates continuam sendo o símbolo da Páscoa no Brasil. O destaque para produtos industrializados reflete a preferência por praticidade e variedade”.
* Os ovos de Páscoa industrializados lideram as intenções de compra com 47%, seguidos por chocolates industrializados em geral (34,2%)
* Cônjuges (31,1%) e filhos (29%) são os principais destinatários dos presentes
* A faixa de gasto médio prevista está entre R$100 e R$300 para 62% dos consumidores
* 49,5% dos entrevistados pretendem aumentar seus gastos em comparação ao ano anterior
* 51,6% dos consumidores optarão por pagamentos à vista, utilizando dinheiro ou cartão de débito
* O Pix emerge como alternativa crescente, representando 8,7% das escolhas
* Supermercados e hipermercados são os locais preferidos (39,8%), seguidos por lojas de shopping centers (32,3%)
“A busca por promoções e preços reduzidos será um dos principais atrativos para o consumidor neste ano. Os consumidores vêm tendo mais consciência em relação na hora de gastar, priorizando compras à vista e aproveitando promoções e preços reduzidos”, analisa Gabriela Martins.
A pesquisa também revela que 4,7% dos consumidores planejam adquirir artigos religiosos, enquanto 10,9% da população pretende viajar durante o feriado prolongado, seja para lazer ou visitas familiares.
“Esses dados são fundamentais para orientar os empresários do setor sobre as tendências e preferências do consumidor neste período tão importante para o comércio”, conclui a economista da Fecomércio-MG.