O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstra força política ao liderar todos os cenários eleitorais para 2026, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado. O levantamento indica uma vantagem consistente do atual presidente em simulações tanto de primeiro quanto de segundo turno.
Em um eventual segundo turno, Lula manteria sua posição de liderança em diferentes confrontos. Contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente alcançaria 48% das intenções de voto, contra 39% do ex-ministro.
* Na simulação com Jair Bolsonaro, Lula aparece com 36% das intenções de voto, seguido pelo ex-presidente com 30%. Ciro Gomes (PDT) surge em terceiro com 12%.
* Sem Bolsonaro e com Tarcísio de Freitas na disputa, Lula mantém 35% das intenções, enquanto o governador paulista registra 15%, seguido por Ciro Gomes e Pablo Marçal, ambos com 11%.
* No cenário com Michelle Bolsonaro, o presidente mantém 35%, com a ex-primeira-dama em segundo lugar com 15%, seguida por Ciro Gomes com 12%.
* Em um confronto direto com Jair Bolsonaro, Lula venceria com 49% contra 40% do ex-presidente.
* Contra Eduardo Bolsonaro (PL), o atual presidente alcançaria 51% das intenções de voto, contra 34% do filho do ex-presidente.
* Na disputa com Tarcísio de Freitas, Lula obteria 48% contra 39% do governador paulista.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também foi incluído nas simulações de segundo turno, onde venceria Jair Bolsonaro por 45% a 41%, e Tarcísio de Freitas por 43% a 37%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 3 de abril, entrevistando 3.054 pessoas com 16 anos ou mais em 172 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.