João Fonseca, o mais jovem brasileiro campeão de ATP da história aos 18 anos, tem se destacado no circuito profissional não apenas por suas conquistas, mas também por seu saque potente. O atual número 1 do Brasil e 59º do ranking mundial ocupa a sexta posição entre os tenistas que mais fizeram aces em quadras de saibro em 2025.
O jovem tenista, acumulou 31 aces em seis partidas disputadas no saibro, sendo cinco delas durante sua campanha vitoriosa no ATP de Buenos Aires e uma no Rio Open, ambos em fevereiro. Vale ressaltar que a temporada de saibro está apenas começando, com o primeiro Masters 1000 iniciando em Monte Carlo neste domingo (6), e Roland Garros programado para o final de maio.
Distribuição dos aces de João Fonseca por partida:
* Rio Open
– Alexander Müller (FRA): 5 aces na estreia
* ATP 250 de Buenos Aires
– Francisco Cerundolo: 4 aces na final
– Laslo Djere (SER): 8 aces na semifinal
– Mariano Navone (ARG): 10 aces nas quartas de final
– Federico Coria (ARG): 1 ace nas oitavas de final
– Tomas Etcheverry (ARG): 3 aces na estreia
Um dado interessante do ranking é a presença de outro brasileiro, Gustavo Heide, na nona posição. O tenista paulista, atual 184º do mundo, conseguiu 29 aces em apenas três partidas, incluindo 10 aces contra Francisco Comesana no Rio Open, 7 contra Thiago Wild e 12 diante de Jaime Faria em Santiago.
O líder atual em aces no saibro é justamente Francisco Comesana, 64º do ranking, que soma 57 aces em 2025, sendo 16 deles em uma única partida no Rio Open. O argentino, mesmo com altura modesta de 1,78m, lidera esta estatística importante do circuito.