Três pessoas foram hospitalizadas em estado grave após consumirem uma torta de frango suspeita de contaminação por Clostridium botulinum, causador do botulismo. O caso está sendo investigado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), após as vítimas terem comprado o alimento em uma padaria no bairro Serrano, região da Pampulha, em Belo Horizonte.
A sequência dos eventos se desenvolveu da seguinte forma:
* No dia 21 de agosto, um casal que visitava uma idosa em Belo Horizonte comprou uma torta de frango em uma padaria local.
* Durante a madrugada do dia 22, após retornarem a Sete Lagoas, o casal (de 23 e 24 anos) apresentou sintomas graves e foi internado diretamente na UTI do hospital local, onde permanecem entubados.
* Na manhã do mesmo dia, a idosa de 75 anos também apresentou sintomas e foi internada em estado grave em um hospital particular de Belo Horizonte.
Segundo apuração da Polícia Militar, os alimentos vendidos haviam sido fabricados no sábado (19). Os funcionários relataram que o casal retornou à padaria para devolver a torta, que apresentava gosto azedo, e recebeu o reembolso do valor pago.
A SES-MG informou que foram coletadas amostras clínicas dos pacientes para análise, além de amostras de alimentos como frango desfiado, milho-verde, água e sobras da torta. O estabelecimento foi interditado por não possuir alvará sanitário e apresentar condições inadequadas de higiene e estrutura.
A investigação continua em andamento, com foco na possível contaminação “associada ao consumo de alimento preparado e oferecido em estabelecimento”, conforme declarado pela Secretaria de Saúde.