IBGE registra leve queda na produção industrial

IBGE registra leve queda na produção industrial

Dados mostram recuo de 0,1% em fevereiro, mas setor mantém crescimento de 1,5% em comparação com mesmo período do ano anterior

De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo IBGE, a produção industrial brasileira apresentou uma ligeira retração de 0,1% em fevereiro. Apesar do recuo mensal, o setor mantém uma trajetória positiva quando comparado ao mesmo período do ano anterior, registrando o nono resultado positivo consecutivo.

O panorama atual da indústria apresenta indicadores mistos, com o setor posicionando-se 1,1% acima do nível pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020. No entanto, ainda permanece 15,7% abaixo do pico histórico alcançado em maio de 2011.

Principais indicadores do desempenho industrial:

* Na comparação com fevereiro de 2024, a indústria cresceu 1,5%
* O acumulado do ano apresenta alta de 1,4%
* Nos últimos 12 meses, o setor registra expansão de 2,6%

Impactos Negativos e Desafios

O setor de produtos farmacoquímicos e farmacêuticos foi o principal responsável pelo resultado negativo do mês, com queda de 12,3%, interrompendo dois meses consecutivos de crescimento que haviam acumulado ganho de 7,1%.

André Macedo, analista do IBGE, explica: “A queda da indústria farmacêutica pode ser explicada pela própria volatilidade de resultados, que é uma característica do setor, pelo menor número de dias trabalhados, por conta da concessão de férias coletivas em algumas plantas industriais, e por uma base de comparação mais elevada”.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS