De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo IBGE, a produção industrial brasileira apresentou uma ligeira retração de 0,1% em fevereiro. Apesar do recuo mensal, o setor mantém uma trajetória positiva quando comparado ao mesmo período do ano anterior, registrando o nono resultado positivo consecutivo.
O panorama atual da indústria apresenta indicadores mistos, com o setor posicionando-se 1,1% acima do nível pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020. No entanto, ainda permanece 15,7% abaixo do pico histórico alcançado em maio de 2011.
Principais indicadores do desempenho industrial:
* Na comparação com fevereiro de 2024, a indústria cresceu 1,5%
* O acumulado do ano apresenta alta de 1,4%
* Nos últimos 12 meses, o setor registra expansão de 2,6%
O setor de produtos farmacoquímicos e farmacêuticos foi o principal responsável pelo resultado negativo do mês, com queda de 12,3%, interrompendo dois meses consecutivos de crescimento que haviam acumulado ganho de 7,1%.
André Macedo, analista do IBGE, explica: “A queda da indústria farmacêutica pode ser explicada pela própria volatilidade de resultados, que é uma característica do setor, pelo menor número de dias trabalhados, por conta da concessão de férias coletivas em algumas plantas industriais, e por uma base de comparação mais elevada”.