O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) iniciou nesta terça-feira (22) as inscrições para vagas remanescentes do primeiro semestre de 2025. O processo pode ser realizado através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até 29 de abril, com divulgação dos resultados prevista para 6 de maio.
As vagas remanescentes do Fies são aquelas que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do programa, destinadas a estudantes que possam atingir a frequência mínima exigida para conclusão do primeiro semestre letivo de 2025.
* 50% das vagas serão destinadas a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no CadÚnico, seguindo as diretrizes do Fies Social
* Candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência terão vagas reservadas proporcionalmente à população de cada unidade da Federação, conforme dados do IBGE
* Os pré-selecionados pelo Fies Social poderão solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais
* Participação no Enem a partir de 2010, com nota válida
* Média aritmética mínima de 450 pontos nas cinco provas
* Nota superior a zero na redação
* Não ter participado do Enem como “treineiro”
* Renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos
* Possibilidade de atingir frequência mínima exigida para o semestre
“Caso seja pré-selecionado, o estudante deverá comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior (IES) nos dias 7 e 8 de maio, no horário de atendimento da IES, para comprovar as informações declaradas no ato da inscrição”, informou o Ministério da Educação (MEC).
Para 2025, o MEC disponibilizará mais de 112 mil vagas para o Fies, sendo 67.301 no primeiro semestre. As vagas restantes serão oferecidas no processo seletivo do segundo semestre, incluindo aquelas que não forem preenchidas após a convocação das vagas remanescentes do primeiro semestre.