O cardeal Kevin Joseph Farrell, atual camerlengo da Igreja Católica, é o responsável pela administração do Vaticano e da Igreja durante as ausências do Papa Francisco. Nomeado em 14 de fevereiro de 2019, Farrell já exerceu essa função em momentos cruciais, como durante a internação do pontífice no Hospital Gemelli por mais de um mês para tratamento de pneumonia bilateral.
O termo camerlengo, derivado do latim medieval “camarlingus”, significa “funcionário da câmara do soberano”. Entre suas principais atribuições estão a organização do funeral do papa e a condução do conclave para escolha do sucessor, além da administração geral da Igreja durante períodos de ausência papal.
* Nascido em Dublin, Irlanda, Farrell, hoje com 77 anos, construiu uma sólida formação acadêmica, incluindo estudos na Universidade de Salamanca, na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino
* Possui mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos
* Ingressou na Congregação dos Legionários de Cristo em 1966
* Foi ordenado sacerdote em 24 de dezembro de 1978 no Vaticano pelo cardeal Eduardo Francisco Pironio
* Atuou como capelão na Universidade de Monterrey, México
* Foi professor de Estudos Econômicos e responsável por seminários e escolas dos Legionários de Cristo em diversos países europeus
* Nomeado bispo-titular de Washington em 2001
* Promovido a bispo de Dallas em 2007
* Em 2016, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
* Recebeu o título de cardeal-diácono de São Juliano Mártir em dezembro de 2016
* Tornou-se camerlengo da Igreja Católica em 2019
* Em 2022, foi nomeado membro da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos
A extensa experiência de Farrell em posições de liderança na Igreja Católica, combinada com sua formação acadêmica diversificada, o qualifica para exercer as importantes funções de camerlengo, garantindo a continuidade administrativa da Igreja durante os períodos de ausência papal.