Edward Wickfield usou nome falso por 40 anos como juiz

Edward Wickfield usou nome falso por 40 anos como juiz

Ex-juiz do TJSP José Eduardo Franco dos Reis criou identidade inspirada em personagens da literatura inglesa para atuar na magistratura

Um ex-juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) está sendo procurado por usar uma identidade falsa por mais de 40 anos. José Eduardo Franco dos Reis adotou o nome Edward Albert Lancelot Dodd Canterbury Caterham Wickfield, uma combinação aparentemente inspirada em personagens da literatura inglesa.

De acordo com denúncia do Ministério Público de São Paulo, o magistrado aposentado praticou falsidade ideológica e uso de documento falso desde 1980, quando obteve um registro de identidade com o nome fictício. A farsa foi descoberta em outubro passado, quando ele solicitou a segunda via da carteira de identidade no Poupatempo.

Origem dos Nomes Fictícios

* A crítica literária e mestre em literatura inglesa Ana Luisa Lellis afirmou que o nome escolhido parece uma mistura de vários personagens da ficção inglesa
* “Lancelot” faz referência ao famoso cavaleiro da Távola Redonda, da corte do Rei Arthur
* “Canterbury” remete aos Contos de Canterbury, clássicos da literatura inglesa
* “Wickfield” é sobrenome de um advogado no livro “David Copperfield”, de Charles Dickens

Histórico da Fraude

* José Eduardo Franco dos Reis nasceu em Águas da Prata, interior paulista, em março de 1958
* Seu RG original foi emitido em 1973
* Em setembro de 1980, obteve nova identidade como Edward Wickfield
* Declarou ser filho dos fictícios Richard Lancelot Canterbury Caterham Wickfield e Anna Marie Dubois Vincent Wickfield
* Formou-se em Direito pela USP em 1992
* Foi aprovado como Juiz de Direito em 1995
* Exerceu a magistratura até sua aposentadoria em 2018

O Ministério Público atribuiu a facilidade da falsificação à falta de integração entre os sistemas de documentos. Como medidas cautelares, a Promotoria solicitou o cancelamento de todos os documentos emitidos com o nome falso, incluindo o CPF, além da entrega do passaporte e a proibição de deixar a cidade onde reside.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS