O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), anunciou que fará mudanças na estrutura administrativa da prefeitura, incluindo a possível criação de novas secretarias. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa após sua posse na Câmara Municipal.
Durante o pronunciamento, Damião rejeitou o termo “reforma administrativa” e enfatizou que as alterações serão pontuais. “Amanhã a gente vai anunciar para vocês. A gente vai dar uma entrevista coletiva para poder falar dessas mudanças que vão acontecer agora nos próximos dias”, afirmou o prefeito.
Segundo apuração junto a fontes ligadas ao PT, a administração municipal deve ganhar duas novas secretarias:
* Secretaria de Relações Internacionais
* Secretaria de Vilas e Favelas
O novo prefeito destacou que as mudanças não têm como objetivo dar “a cara dele” à prefeitura, mas sim implementar uma nova filosofia de trabalho. “Nós não vamos chegar na prefeitura e sair trocando tudo. Aqueles que vão sair da prefeitura, eles saem de cabeça erguida, saem porque fizeram o trabalho deles”, explicou.
Damião também revelou que algumas das alterações previstas foram discutidas anteriormente com o ex-prefeito Fuad. “A gente conversava praticamente todos os dias, antes dele ser internado. A gente viajou juntos, a gente foi para Brasília juntos, a gente falou sobre a Secretaria A, sobre a Secretaria B, como é que vai ser aqui, como é que vai ser ali”, relatou.
Já foram confirmadas as exonerações dos secretários de Direitos Humanos e Segurança, que aguardam publicação no Diário Oficial do Município. As mudanças completas serão anunciadas oficialmente nesta sexta-feira (4 de abril), quando o prefeito concederá uma entrevista coletiva para detalhar as alterações na estrutura administrativa municipal.