A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) anunciou um reajuste linear de 7,95% nas tarifas de água e esgoto em Juiz de Fora. A mudança entrará em vigor a partir do dia 1º de maio, afetando todos os consumidores do município.
De acordo com a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), o aumento nas tarifas foi estabelecido com base na necessidade de garantir o equilíbrio econômico-financeiro da Cesama. A agência reguladora confirmou que os percentuais de cobrança do valor da tarifa de água permanecerão os mesmos para usuários que utilizam o serviço de esgotamento sanitário.
A decisão foi oficializada através da Resolução de Fiscalização e Regulação n.º 332, datada de 31 de março de 2025, que estabelece os novos valores e condições para a prestação dos serviços pela Cesama. A companhia ressalta que o reajuste é necessário para manter a qualidade dos serviços prestados à população.
Este aumento representa mais um desafio para os consumidores de Juiz de Fora, que precisarão adaptar seus orçamentos às novas tarifas. A Cesama continua sendo a principal responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade, atendendo milhares de residências e estabelecimentos comerciais.