O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) anunciou que iniciará em maio a convocação dos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU). A medida contemplará inicialmente 4.335 vagas distribuídas entre os blocos temáticos 1 a 8, abrangendo cargos de nível superior e médio que não exigem cursos de formação.
Uma portaria única será publicada nos próximos dias para autorizar as convocações, visando otimizar o processo de nomeação dos candidatos aprovados. A coordenadora-Geral de Concursos e Provimento do MGI, Queila Cândida Ferreira Morais, destacou que esta estratégia foi pensada para dar mais agilidade ao processo: “Essa autorização única para provimento dá celeridade ao trâmite e permite que os órgãos iniciem a convocação de forma mais coordenada”.
O processo de nomeação seguirá as seguintes etapas:
* A documentação técnica necessária já foi encaminhada ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) para confirmação da disponibilidade orçamentária
* Após a publicação da portaria única pelo MGI, os 16 órgãos e entidades federais participantes do certame ficarão responsáveis por publicar seus próprios atos de nomeação
* Os candidatos aprovados serão então convocados para tomar posse em seus respectivos cargos
O CNU, considerado o maior processo seletivo já realizado no país, contou com 2,1 milhões de inscritos confirmados disputando 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. As provas foram aplicadas em 218 cidades, demonstrando a amplitude nacional do certame.
Em 28 de fevereiro, o MGI já havia publicado a lista definitiva de classificação para todos os cargos, bem como a relação dos convocados para matrícula nos cursos de formação, que já estão em andamento.