O Comitê de Arbitragem da CBF emitiu um parecer admitindo erro na decisão do árbitro Bráulio da Silva Machado durante o clássico Gre-Nal, realizado no sábado (19). O lance em questão ocorreu aos 38 minutos do segundo tempo, quando o atacante Aravena, do Grêmio, sofreu uma entrada de Braian Aguirre, lateral-direito do Internacional, dentro da área.
De acordo com o documento oficial da CBF, “O parecer técnico do Comitê Internacional é de que houve pênalti no lance citado. O defensor do Internacional/RS não toca na bola, dá uma entrada imprudente no adversário e o atinge com a perna direita dentro da área penal, fazendo-o tropeçar”.
A análise do VAR, comandada por Wagner Reway, solicitou que o árbitro principal revisasse a jogada. No entanto, após a revisão, Bráulio manteve sua decisão inicial, considerando o lance como uma disputa normal de jogo. “Tem um contato lateral. Quero ver a câmera inglesa (invertida, de trás do gol). Os dois jogadores tentando jogar a bola. Cadeira (quadril) com cadeira. Até agora, não vi nada de diferente”, declarou o juiz durante a análise.
O resultado do clássico terminou empatado, deixando o Grêmio na 18ª posição do Campeonato Brasileiro, dentro da zona de rebaixamento, com quatro pontos. A equipe tricolor agora volta suas atenções para a Copa Sul-Americana, onde enfrentará o Godoy Cruz na próxima quinta-feira (24), às 19h, no estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza, Argentina. Como líder do Grupo D com seis pontos, uma vitória pode garantir a classificação antecipada do Grêmio para as oitavas de final da competição.