Bia Ferraz: ‘Leonardo da Vinci: e a imortalidade de uma marca pessoal’

Bia Ferraz: ‘Leonardo da Vinci: e a imortalidade de uma marca pessoal’

O que a busca pela verdade nos ensina sobre legado e autenticidade

Terminei recentemente a série Leonardo, e ela ficou reverberando em mim por dias. É mais do que uma história sobre alguém “famoso”. É uma jornada pela mente de um homem que não cabia no próprio tempo. Um gênio inquieto, intuitivo, rebelde e profundamente sensível. Arrisco dizer que ele tinha algo de diferente — sua postura e comportamento em sociedade deixava claro que sua forma de pensar destoava da maioria das pessoas.

Leonardo foi muito mais do que um artista. Foi cientista, inventor, engenheiro, anatomista, arquiteto, filósofo… e era movido por um impulso quase espiritual: o desejo de compreender e revelar a verdade invisível que habita o mundo — através de suas obras, rascunhos, projetos e observações da natureza.

Ele não criava por vaidade. Criava porque precisava. Porque era impossível para ele conter o que transbordava em sua mente e em seu coração.

E, por isso mesmo, muitas vezes ele parava. Deixava obras inacabadas. Abandonava quadros no meio. Não porque não fosse capaz — mas porque, naquele momento, perdia o sentido, ou nao conseguia enxergar a verdade que precisava para entao continuar. E para Leonardo, criar sem sentido era inconcebível.

Extremamente exigente, não admitia erros — nem os seus, nem os de seus assistentes. Quando necessário, criava novas técnicas, como o sfumato, para alcançar o efeito exato que visualizava. Não hesitava em refazer o que já havia começado, se isso significasse mais precisão ou verdade na obra.

Em A Última Ceia, por exemplo, utilizou uma técnica experimental ao pintar diretamente sobre a parede, o que resultou na deterioração precoce da obra, enfrentou tambem desafios com a perspectiva: seu desejo era que quem entrasse na sala tivesse a sensação de estar à mesa com Cristo e os apóstolos. Mesmo com limitações técnicas, buscava sempre soluções para transformar cada obra em uma experiência divina.

Planejou canais, desviou águas, projetou máquinas de guerra, estudos de voo e até veículos. Criou engenharias complexas, como o projeto da Cúpula da Catedral de Milão, além de desenvolver estudos anatômicos minuciosos que influenciariam a medicina séculos depois.

Leonardo era um solucionador de enigmas, mas só seguia adiante quando reencontrava o significado daquilo que fazia. Só então conseguia finalizar com a mesma intensidade com que havia começado.

A Última Ceia, Mona Lisa, seus cadernos, máquinas e estudos — tudo carrega essa energia de uma criação que só nasce quando há verdade. E é disso que se trata o seu legado: a busca ininterrupta por algo que fizesse sentido.

Leonardo era um canal.

Um canal puro da criação. Suas ideias não pareciam vir dele, mas através dele. E por isso mesmo, seus dons foram usados para o bem… e para o mal.

Ele projetou pontes e armas. Pintou rostos e estudou cadáveres. Suas invenções podiam servir tanto à cura quanto à destruição. Ele não controlava o destino do que criava — ele apenas criava. Com devoção. Com intensidade. Com um desejo imenso de entender e servir.

E o mais interessante: mesmo quando era contra o propósito de uma encomenda, sua mente simplesmente não conseguia evitar o impulso criativo. Era mais forte que ele. Se algo era pedido, a sua mente começava a funcionar — ainda que seu coração resistisse.

Mesmo com episódios que poderiam ter arruinado sua reputação, Leonardo parecia indiferente a isso. Não se vendia. Não se promovia. Não vivia preocupado com a carreira, apenas em manifestar suas obras.

E, ainda assim, séculos depois, seu nome permanece entre os maiores da história da humanidade. Talvez exatamente por isso: porque ele não queria ser alguém — não buscava reconhecimento. Ele queria manifestar o que surgia dentro dele. E, ao fazer isso com tamanha verdade, deixou um legado gigantesco para o mundo.

Hoje se fala tanto de marca pessoal, visibilidade, legado… e Leonardo vem e me ensina que uma marca pessoal verdadeira nasce da entrega real, da coerência com o que se sente e do compromisso com algo maior do que o próprio ego.

Leonardo não se preocupava com a própria imagem — ele se preocupava com a verdade.
E isso o tornou imortal.

Talvez essa seja a maior lição de marca pessoal que alguém já deixou no mundo:

Quando você se compromete com o sentido e a verdade — e não com o aplauso — sua presença se transforma em legado.
Um legado que permanece através do que você deixa no mundo e nas pessoas com quem convive.

Como você tem deixado sua marca no mundo? 

Mais textos da colunista

Bia Ferraz colunista
Bia Ferraz
Mentora e Estrategista de Marca Pessoal e Negócios | Branding, Comunicação e Design | Há + de 30 anos organizando e desenvolvendo pessoas e negócios | Palestras e Workshop

RELACIONADAS

Bia Ferraz colunista
Bia Ferraz
Mentora e Estrategista de Marca Pessoal e Negócios | Branding, Comunicação e Design | Há + de 30 anos organizando e desenvolvendo pessoas e negócios | Palestras e Workshop
Economia e Negócios