O Atlético retorna à Copa Sul-Americana após um hiato de cinco anos, com sua estreia marcada para esta terça-feira (1º de abril) contra o Cienciano, no Peru. O clube mineiro mantém em seu elenco atual dois jogadores que estiveram presentes na última participação do time na competição em 2020.
A última passagem do Atlético pela Sul-Americana foi marcada por uma campanha curta e decepcionante, quando o time era dirigido pelo técnico venezuelano Rafael Dudamel. Apesar de ser considerado um dos favoritos ao título naquela edição, o clube foi eliminado logo na primeira fase.
* Na primeira fase de 2020, o Atlético enfrentou o Unión de Santa Fe, da Argentina. No jogo de ida, realizado no estádio 15 de Abril, em território argentino, o time mineiro sofreu uma dura derrota por 3 a 0, com gols marcados por Walter Bou, Javier Cabrera e Carabajal.
* Naquela partida, tanto Igor Rabello quanto Guilherme Arana começaram no banco de reservas. Arana entrou aos 34 minutos do segundo tempo, substituindo Fábio Santos, enquanto Rabello não chegou a atuar. Victor, atual dirigente do clube, também estava entre os reservas.
* No jogo de volta, disputado no Independência, o Atlético precisava de uma vitória por três gols de diferença. Com Rabello e Arana como titulares, o time até esboçou uma reação ao fazer 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com gols de Otero e Hyoran (de pênalti), mas não conseguiu reverter o placar agregado.