O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” conquistou o principal prêmio na 12ª edição do Prêmio Platino, consolidando-se como uma das produções mais aclamadas do cinema ibero-americano em 2024. A cerimônia, realizada em Madri, na Espanha, celebrou as maiores conquistas do setor audiovisual da região.
O longa-metragem, que já havia sido laureado com o Oscar de melhor filme internacional este ano, superou produções de peso como os espanhóis “El 47” e “La infiltrada”, o argentino “El Jockey” e o português “Grand Tour” na disputa pelo prêmio máximo do evento.
A produção brasileira dominou a premiação, acumulando três importantes reconhecimentos:
* O troféu de melhor filme, reafirmando sua posição de destaque no cenário internacional
* O prêmio de melhor interpretação feminina no cinema para Fernanda Torres, que brilhou como protagonista
* A estatueta de melhor diretor para Walter Salles, consolidando seu trabalho à frente da obra
Na categoria de séries, a produção colombiana “Cem Anos de Solidão”, adaptação da obra-prima de Gabriel García Márquez, foi escolhida como melhor série, superando as brasileiras “Cidade de Deus: A Luta Não Para” e “Senna”, além da mexicana “Como Água para Chocolate”. O ator colombiano Claudio Cataño, da mesma produção, levou o prêmio de melhor interpretação masculina.
A conquista de “Ainda Estou Aqui” no Prêmio Platino reforça o momento excepcional do cinema brasileiro no circuito internacional, especialmente após seu triunfo histórico no Oscar.