O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) manifestou apoio à necessidade de unificação da oposição ao governo Lula para as eleições presidenciais de 2026. A declaração foi feita durante o lançamento da candidatura de Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência da República, nesta sexta-feira (4).
Durante o evento, ACM Neto enfatizou a importância de uma possível união entre diferentes projetos políticos que fazem oposição ao PT e ao governo do presidente Lula. “Eu acho que o ideal é que haja uma unificação de todos os projetos que fazem oposição ao PT e ao governo do presidente Lula. Esse é o ideal”, declarou.
O político baiano ponderou sobre o momento dessa unificação: “Está muito cedo, ainda tem muita coisa para acontecer, muita água para correr debaixo dessa ponte. E a gente, na hora certa, vai ver se existe espaço para todo mundo sentar à mesma mesa e aí, é claro, tentar construir um projeto conjunto”.
Em relação à candidatura de Ronaldo Caiado, ACM Neto demonstrou otimismo: “Eu acho que Caiado agora dá um primeiro passo com o intuito de se viabilizar, de ganhar musculatura, de ganhar projeção nacional. Se essa movimentação dele, a caminhada dele der certo, ele poderá ser o candidato a presidente”.
Sobre uma possível fusão entre o União Brasil e o partido Progressistas, ACM Neto mostrou-se favorável, lembrando seu histórico como defensor da união entre partidos: “Eu, particularmente, enxerguei lá atrás essa necessidade de agregação de partidos, quando propus, à época, como presidente do Democratas, a fusão com o PSL, criamos União Brasil”.
“Nós estamos conversando com Progressistas, isso é de conhecimento de todos (…) Agora, tudo isso tem que ser dialogado e, ao fim, os dois partidos vão decidir se caminham juntos e se marcham juntos”, acrescentou sobre as negociações em curso.