Zema tem vetos adiados após obstrução na ALMG

Zema tem vetos adiados após obstrução na ALMG

Oposição consegue adiar votação de seis vetos do governador Zema, incluindo temas como rateio do Fundeb e recursos para brigadas contra incêndios

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) adiou a votação de seis vetos do governador Romeu Zema (Novo) após bem-sucedida manobra de obstrução realizada pela oposição nesta terça-feira (25 de março). Entre os vetos adiados, estão temas sensíveis como trechos do orçamento estadual para 2025.

A nova data para votação está marcada para quarta-feira (26 de março), mas a oposição já sinalizou que manterá a estratégia de obstrução pelo menos até a próxima semana. A tática inclui a apresentação de diversos requerimentos e prolongamento dos debates individuais.

Principais vetos em discussão:

* Lei que autoriza o pagamento do “rateio do Fundeb”, que beneficiaria professores e servidores da rede estadual com a divisão das sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica

* Autorização para utilização de recursos na formação de brigadas civis de combate a incêndios florestais

* Tópicos do Plano Plurianual que destinariam mais recursos para ações de apoio a pessoas do espectro autista

Este será o primeiro grande desafio do novo secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro (PP), responsável pela articulação política do governo mineiro. A oposição, liderada pelo Bloco Democracia e Luta, já se posicionou contra os vetos.

Além da questão dos vetos, o governo ainda enfrentará resistência em relação à criação da Agência Reguladora de Transportes do Estado de Minas Gerais (Artemig), conhecida como “ANTT de Zema”. O plenário da Assembleia ficou esvaziado durante a sessão, com participação limitada de deputados e debates restritos a alguns requerimentos.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS