O Vietnã anunciou oficialmente nesta sexta-feira (28) a reabertura de seu mercado para a carne bovina brasileira. A decisão foi comunicada durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à capital Hanói, marcando um momento significativo para o setor exportador brasileiro.
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) celebrou a medida, destacando o potencial significativo que o mercado vietnamita representa para o setor pecuário nacional. Segundo a entidade, o país asiático tem capacidade para importar aproximadamente 300 mil toneladas do produto anualmente.
Roberto Perosa, presidente da ABIEC, expressou otimismo sobre as novas perspectivas: “O Vietnã pode se tornar um grande hub para a Ásia e o sudeste asiático”. A associação, que representa 43 empresas do setor, vê na reabertura uma oportunidade estratégica para expansão do mercado.
“Com essa conquista, o produtor e a indústria brasileira da carne bovina ganham mais uma importante oportunidade de diversificação de mercados, ampliando o envio de seus produtos ao exterior, sem comprometer o abastecimento interno”, destacou Perosa em comunicado oficial.