Vetos de Zema retornam à pauta da ALMG semana que vem com expectativa de obstrução

Vetos de Zema retornam à pauta da ALMG semana que vem com expectativa de obstrução

Seis vetos do governador mineiro devem ser analisados na próxima semana, com expectativa de forte obstrução pela oposição

Os seis vetos do governador Romeu Zema (Novo) devem retornar à pauta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima semana. A análise dos vetos, que não foi realizada esta semana devido a uma série de eventos, incluindo forte obstrução da oposição e o falecimento do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), é considerada prioritária por estar na faixa constitucional.

Entre as proposições vetadas pelo governador, destacam-se:

* Lei que autoriza o pagamento do “rateio do Fundeb”, que garantiria a divisão das sobras do fundo com professores e servidores da rede estadual

* Permissão para uso de recursos na formação de brigadas civis de combate a incêndios florestais

* Trechos no Plano Plurianual que garantiriam mais recursos para ações de apoio a pessoas com transtorno do espectro autista

* Veto total à proposição que veda o repasse ao consumidor do custo de emissão de boletos bancários

* Novas regras sobre criação e comercialização de cães e gatos de raça

* Dispositivos do Estatuto da Igualdade Racial no Estado

O líder do governo na Assembleia, deputado João Magalhães (MDB), informou que haverá uma reunião do colégio de líderes na próxima terça-feira para buscar consenso entre base e oposição. “Vamos sentar na terça-feira e tentar colocar um bom quórum na quarta. (A oposição) vai continuar a obstrução, mas como passou as sessões na fase de instrução vai entrar direto na votação”, afirmou Magalhães.

Por outro lado, o líder da oposição, deputado Ulysses Gomes (PT), destacou que continuarão buscando a derrubada dos vetos, criticando a “falta de diálogo” do governo. “Ao barrar proposições que foram aprovadas por unanimidade pelos deputados, Zema ataca setores fundamentais e desconsidera as lutas da sociedade”, declarou.

O líder da minoria, deputado Cristiano Silveira (PT), reforçou que a oposição manterá a obstrução “dentro de todas as possibilidades regimentais”, exceto se houver negociação dos vetos por parte do governo.

Dos seis vetos em pauta, cinco receberam pareceres favoráveis à manutenção nas comissões especiais, enquanto um, relacionado à compra e venda de animais no Estado, teve parecer pela rejeição. A base governista vê isso como um facilitador para manter as decisões do governador.

Mais notícias no N3 News

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS