O Banco Central divulgou nesta quinta-feira, 27, um boxe no Relatório de Política Monetária (RPM) abordando questões relacionadas ao ajuste sazonal e incertezas sobre o comportamento do PIB no início de 2025. A instituição projeta um crescimento de 2,8% do Produto Interno Bruto no primeiro trimestre do próximo ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
“Projeções apontam para um forte crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2025, em parte devido à expectativa de boa colheita no período”, destaca o documento intitulado “Ajuste sazonal e incerteza sobre a intensidade da desaceleração do PIB no início de 2025”.
Considerando a metodologia de dessazonalização do IBGE, a projeção de 2,8% corresponde a um crescimento de 1,4% na margem no ajuste direto e de 1% no ajuste indireto. Para o PIB ex-agropecuária, as projeções indicam um crescimento interanual de 2,2%, resultando em aumentos na margem de 0,9% no ajuste direto e apenas 0,3% no ajuste indireto.
O BC ressalta que existem complexidades significativas no processo de ajuste sazonal, particularmente acentuadas para o trimestre em questão. A desaceleração observada no último trimestre de 2024, combinada com a expectativa de forte crescimento da agropecuária no primeiro trimestre de 2025, torna mais desafiadora a identificação precisa da continuidade ou reversão desse processo.
O documento enfatiza que, mesmo ao analisar o PIB ex-agropecuária, persistem incertezas sobre a evolução do processo de desaceleração no primeiro trimestre. A mediana das projeções do Questionário Pré-Copom (QPC) pode sugerir um crescimento elevado do PIB ex-agropecuária, mas os exercícios apresentados indicam que esse resultado pode refletir, em parte, as complexidades do processo de ajuste sazonal.