Bruno Scott, que estava foragido há mais de dez anos, foi preso neste sábado (22) em Copacabana, Rio de Janeiro, por exercer ilegalmente a medicina, falsidade ideológica e falsa identidade. O acusado atuou em unidades de saúde em Minas Gerais usando documentos furtados de seu ex-companheiro, um clínico geral de São Paulo.
Em 2014, Scott trabalhou em duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em São João Del Rei e no Hospital São Vicente de Paula, em São Tiago, ambos em Minas Gerais. Para exercer ilegalmente a profissão, ele alterou a fotografia nos documentos roubados de seu ex-companheiro após o término do relacionamento.
* Logo no primeiro plantão no Hospital São Vicente de Paula, a equipe técnica suspeitou de suas condutas. Ao verificar as referências fornecidas com o hospital de São Paulo, descobriram a fraude.
* Conforme relatado pelo delegado Ângelo Lages, titular da 12ª DP (Copacabana): “Já no seu primeiro plantão, o corpo técnico desconfiou um pouco de suas condutas e a direção resolveu entrar em contato com o hospital de São Paulo, que ele havia dado como referência, e para a supresa do hospital mineiro, eles haviam contratado um falso médico.”
* Após a descoberta, Scott fugiu e foi denunciado pelo Ministério Público. Como não foi localizado durante o inquérito policial e processo judicial, teve sua prisão preventiva decretada em novembro de 2023.
Para evitar ser capturado, o acusado adotou várias medidas de precaução. “Ele já não tinha mais residência fixa, inclusive se desfez do carro. Ele só andava de transporte público exatamente para diminuir a possibilidade dele ser localizado e preso”, explicou o delegado Lages.
A prisão ocorreu após um trabalho conjunto entre as polícias do Rio e de Minas Gerais, que localizaram Scott em um hotel em Copacabana. O acusado possui histórico criminal, incluindo passagem por furto qualificado em 2015 e prisão pela Polícia Federal por tráfico internacional de drogas do Paraguai para São Paulo no mesmo ano.
O delegado Lages concluiu: “No momento da abordagem, ele não resistiu à prisão e se demonstrou muito surpreso em ser localizado, uma vez que ele tomava uma série de cuidados. Agora ele já foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da justiça.”