Esther Dweck anuncia mudanças no CNU 2025

Esther Dweck anuncia mudanças no CNU 2025

Ministra da Gestão confirma novo cronograma para Concurso Nacional Unificado com provas previstas para setembro ou outubro e novidades na organização

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, apresentou novas informações sobre o Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025. Em entrevista, ela revelou que o termo de referência será publicado em abril e que as provas, inicialmente previstas para agosto, foram adiadas para setembro ou outubro deste ano.

O atraso no cronograma foi justificado pela demora na aprovação do Orçamento, que ocorreu apenas em 20 de março. “Eu tinha até falado que a minha ideia era tentar em março ainda soltar o edital. Na verdade, não era bem o edital, era o TR, que é o TR para um chamamento para as bancas”, explicou Dweck.

Principais mudanças e confirmações para o CNU 2025:

* O processo de escolha da banca organizadora será aberto a todas as instituições interessadas, incluindo a Fundação Cesgranrio, que organizou a primeira edição
* As taxas de inscrição devem permanecer as mesmas: R$60 para nível médio e R$90 para nível superior
* Os locais de prova continuarão distribuídos em 228 municípios
* A estrutura de blocos temáticos será mantida
* Está sendo estudada a possibilidade de realizar as provas em dois dias para melhorar a logística

Novidades Importantes

Uma das principais inovações será a introdução de uma prova extraordinária para candidatos impossibilitados de comparecer devido a condições adversas. Segundo a ministra, se 0,50% dos inscritos forem afetados, haverá uma prova extra com vagas reservadas para esse grupo.

Diversos órgãos já confirmaram participação no certame, incluindo a Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Joaquim Nabuco, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Instituto Brasileiro de Museus, Ministério da Fazenda e Fundação Cultural Palmares. O Ministério da Saúde avalia sua participação com 319 vagas autorizadas.

“Mas a nossa expectativa é manter o valor das inscrições, porque a gente achou que foi um valor justo, que atraiu muita gente”, afirmou Dweck sobre a manutenção dos valores das taxas.

O cronograma final será definido em conjunto com a Casa Civil e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com previsão de anúncio oficial na primeira quinzena de abril sobre o andamento do concurso.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS