O técnico Cuca manifestou sua insatisfação com a arbitragem após a derrota do Atlético para o Grêmio por 2 a 1, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador revelou detalhes de uma conversa com o árbitro Raphael Claus sobre o lance polêmico que originou o primeiro gol da equipe gaúcha.
A jogada controversa aconteceu aos 39 minutos do primeiro tempo, quando Lucas Esteves, lateral-esquerdo do Grêmio, levantou a perna para dominar a bola enquanto Natanael, do Atlético, tentava um cabeceio. Na sequência, Matias Arezo marcou o gol que abriu o placar para os gaúchos.
“O Claus me falou que se não há contato, não é falta. Joguei futebol por muitos anos e sei que, quando vou cabecear uma bola que vem uma chuteira em minha direção, eu vou tirar a cabeça. Isso é automático do ser humano”, explicou Cuca.
A opinião do treinador encontrou respaldo na análise da comentarista e ex-árbitra Renata Ruel, da ESPN, que considerou o lance como jogo perigoso e defendeu que o gol deveria ter sido anulado.
Cuca dividiu a análise da partida em quatro momentos distintos, destacando o bom início do Atlético nos primeiros 25 minutos, com diversas chances criadas e defendidas pelo goleiro Volpi. O treinador lamentou as oportunidades perdidas, que poderiam ter mudado o rumo da partida.
“A derrota é muito dolorosa, mas temos que separar o resultado do jogo do desempenho. Nunca vi jogar aqui contra o Grêmio com uma superioridade tão grande. Beramos 70% de posse de bola, com mais de 20 finalizações, com o goleiro do Grêmio sendo melhor em campo”, avaliou o técnico.