Mais de 13,5 milhões de trabalhadores CLT realizaram simulações de empréstimo consignado através da plataforma digital até o final da tarde de sexta-feira, conforme dados divulgados pela Dataprev ao Ministério do Trabalho. Do total de simulações, mais de 1,4 milhão de pessoas solicitaram propostas efetivas, resultando em 1.349 contratos formalizados.
O Programa Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho, estabelecido por medida provisória em 12 de março, utiliza a plataforma da Dataprev para processar as solicitações através do aplicativo e site da Carteira de Trabalho Digital, que conta com 68 milhões de usuários cadastrados.
A nova modalidade de crédito, que permite o compartilhamento de dados do eSocial, beneficia diversos segmentos de trabalhadores formais, incluindo empregados domésticos, rurais e contratados por MEI. Com esta iniciativa, mais de 80 instituições financeiras terão acesso aos dados trabalhistas através do sistema da Dataprev.
Segundo projeções da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o volume de crédito consignado privado tem potencial para crescer significativamente, podendo ultrapassar R$ 120 bilhões em 2024, um aumento expressivo comparado aos R$ 39,7 bilhões registrados anteriormente.