Um novo grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou ao Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (28). O voo, transportando 116 pessoas, fez escala inicial em Fortaleza antes de seguir para Minas Gerais em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
A operação de repatriação, coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, marca o quinto voo deste tipo realizado pelo governo brasileiro, evidenciando um padrão contínuo de deportações dos EUA.
* O voo chegou inicialmente ao Aeroporto Internacional de Fortaleza por volta das 8h, onde os deportados foram recebidos no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM)
* Em Confins, o desembarque ocorreu às 15h28, com uma estrutura especial montada para receber os repatriados
* O BH Airport disponibilizou uma sala temporária de acolhimento, onde os deportados receberam assistência dos órgãos responsáveis
* O Serviço Social Autônomo Servas providenciou kits de higiene e alimentação como parte do suporte oferecido
Este voo se soma a uma série de operações anteriores realizadas em 2024. Em janeiro, 158 pessoas chegaram a Manaus, em um voo que gerou polêmica pelo uso de algemas. Fevereiro registrou dois voos em Fortaleza, com 111 e 101 deportados, respectivamente. Em março, outro voo trouxe 135 pessoas, incluindo 10 menores de idade, com dois passageiros apresentando mandados de prisão em aberto.