Estar no lugar certo significa conectar-se com pessoas, valores e propósitos que se conectam com a sua essência e também com seus objetivos
Primeiro, é preciso entender onde você deve estar e onde não deve estar.
Construir uma Marca é como cultivar um bom relacionamento – volte neste artigo 😉 –- não se trata apenas de estar em todo lugar, e sim de estar nos lugares certos. Saber onde você deve estar (e onde não deve) é super importante, tanto na vida pessoal quanto na jornada de Marca. Acredite, isso envolve mais estratégia do que sorte e contribui para construir sua Reputação de Marca.
Bom, sendo assim, bora falar de escolhas – aquelas que moldam não apenas quem somos, mas como somos percebidos. Desde a decisão de quais instituições frequentar até as redes nas quais sua Marca se conecta, cada movimento carrega um impacto profundo através dessas conexões.
Escolher onde estar é como decidir quais festas você deseja frequentar. Não adianta ir à balada se você prefere um jantar intimista. O mesmo vale para sua Marca. Estar no lugar certo significa conectar-se com pessoas, valores e propósitos que se conectam com a sua essência e também com seus objetivos, tanto de Marca Pessoal quanto para o seu negócio.
Exemplo, ao escolher uma instituição para estudar ou uma rede de negócios para participar, pergunte-se:
Essa instituição representa valores nos quais a minha Marca também acredita?
Os contatos que farei aqui vão somar algo à minha Marca?
O que essa escolha diz sobre mim e sobre a minha Marca?
Imagine uma marca de produtos orgânicos sendo patrocinada por uma empresa de agrotóxicos. Não faz sentido, não é mesmo? É totalmente incoerente, e essa incoerência afasta clientes, parceiros e até oportunidades. (Ah! E isso aqui serve para a escolha de influenciadores para a sua Marca também, tá?)
Sim, eu sei que dá vontade de “estar em todos os lugares”, mas isso é um grande erro. Além de consumir seu tempo e investimento, Marcas que se dispersam perdem força e, posso afirmar: até a sua credibilidade. Participar de eventos, redes ou movimentos que não conversam com sua marca confunde seu público e pode até prejudicar sua reputação.
Na vida pessoal, acontece o mesmo: já tentou agradar todo mundo? É super desgastante e, no fim, você acaba decepcionando alguém – inclusive você.
💡 Uma informação prática para você: ao ser convidado(a) para algo, sempre se pergunte:
Esse espaço agrega valor à minha estratégia de marca?
Minha marca está pronta para estar aqui? (E sim, parece que não, mas essa pergunta é fantástica. Eu mesma já me vi nessa situação, e o resultado foi uma bela frustração. Não deixou de ser um grande aprendizado para mim – e isso aconteceu em um evento do Filip Holzer!)
Quais são os custos – de energia, tempo ou recursos – de participar? Vale a “cadeira”?
Marcas que constroem relacionamentos de longo prazo fazem escolhas com muito critério. Não se trata de quantidade, e sim de qualidade. Conectar-se com uma rede potente pode impulsionar sua Marca de forma orgânica e genuína – e eu já vivi isso também, por muitas vezes, ao participar de grupos e comunidades, e vou citar exemplos que me ajudaram a alavancar, vender mais e construir relacionamentos genuínos e que mantenho até hoje: Comunidade Tiago Tessmann, Jedai Academy e Grupo Mulheres do Brasil
Sendo assim, ao escolher uma instituição para cursos, especializações ou mesmo voluntariadp, pense em quem você encontrará por lá:
São pessoas que compartilham sua visão?
Existem mentores / pessoas que podem abrir portas e ampliar sua visão de mundo?
É uma rede que ajuda a fortalecer os valores que você quer transmitir?
Se a resposta for “sim”, vá em frente. Caso contrário, entenda que não estar também é uma decisão bem poderosa 😉. Demorou para eu entender, mas entendi e inclusive deixei de participar de alguns grupos quando entendi que não fazia sentido estar.
Relacionamentos – sejam eles pessoais ou de Marca – são feitos de forma genuína. E as melhores relações são construídas com propósito e congruência. Sempre, em todo contato que fizer, gere valor de alguma forma, isso também faz de sua Marca inesquecível. Ao investir tempo e energia nos lugares certos, você não apenas amplia sua presença, fortalece sua essência.
E, por favor, lembre-se: nunca escolha estar em algum lugar apenas por status. Se sua presença for vazia de propósito, as pessoas percebem. E vou te falar… não tem nada pior do que quando as pessoas sentem que o interesse está logo abaixo da “capa”. Construa com autenticidade, e os relacionamentos certos virão.
Esteja onde sua marca é valorizada.
Esteja onde os relacionamentos fortalecem sua visão de mundo.
Esteja onde o seu impacto gera valor constante.
E onde não estar?
Não esteja onde sua essência se perde.
Não esteja onde sua energia é desperdiçada.
Não esteja onde a autenticidade não é bem-vinda.
Quando você souber onde estar – e onde não estar – sua marca se torna uma força que não só é lembrada, mas também respeitada, e isso faz parte do seu posicionamento.
Quer ajuda para alinhar suas escolhas de marca com seus objetivos?
Me chama! Estou a uma mensagem de distância, e vou adorar trabalhar com você. Juntos, vamos deixar sua marca no mundo!