A imprensa portuguesa revelou que Jorge Jesus é o principal candidato para assumir o comando da Seleção Brasileira, em substituição a Dorival Júnior, que deve ser demitido em breve. Segundo o jornal “A Bola”, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu o treinador português como “plano A” para o cargo.
De acordo com as informações divulgadas, a CBF estaria disposta a investir aproximadamente 5 milhões de euros (cerca de R$ 30 milhões) para liberar Jorge Jesus do Al-Hilal, da Arábia Saudita, ainda em abril. O timing seria favorável à entidade, já que a Seleção só volta a campo em 4 de junho, contra o Equador, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Jorge Jesus deixou sua marca no futebol brasileiro em 2019, quando comandou o Flamengo em uma temporada histórica, conquistando a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro. Em setembro do ano passado, o treinador português manifestou ao jornal “A Bola” que treinar a Seleção Brasileira era “uma ambição”.
* O contrato de Jorge Jesus com o Al-Hilal se encerra no meio do ano, após a disputa do Supermundial de Clubes da FIFA
* Após sua passagem pelo Flamengo, o treinador comandou o Benfica, Fenerbahce e atualmente está no Al-Hilal
* A escolha por Jorge Jesus evitaria uma nova “novela” como a que envolveu Carlo Ancelotti, Ramon Menezes e Fernando Diniz
A mudança no comando técnico ocorre em um momento delicado para a Seleção Brasileira. Sob o comando de Dorival Júnior, que assumiu em janeiro de 2024, o Brasil realizou 16 jogos, obtendo sete vitórias, sete empates e duas derrotas, com 25 gols marcados e 17 sofridos. A equipe foi eliminada nas quartas de final da Copa América de 2024 pelo Uruguai.
Atualmente, o Brasil ocupa a quarta posição nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, com 21 pontos. Vale ressaltar que os seis primeiros colocados garantem vaga direta para o Mundial, enquanto o sétimo disputará uma repescagem.