O BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) disponibilizou R$ 50 milhões em crédito emergencial para auxiliar empresários afetados pelas chuvas que atingiram Minas Gerais desde setembro do ano passado. A iniciativa beneficiou 500 empreendedores de 75 municípios, principalmente nas regiões do Vale do Aço, Centro-Oeste e Triângulo Mineiro.
O período chuvoso em Minas Gerais resultou em 153 municípios declarando situação de emergência ou calamidade pública, com mais de 5 mil pessoas desalojadas. O cenário afetou significativamente micro e pequenos empreendedores, que viram seus negócios ameaçados ou prejudicados pelos temporais.
Por meio da linha BDMG Solidário, o banco ofereceu condições especiais aos empresários:
* Taxa fixa de 0,9% ao mês
* Prazo de 36 meses para pagamento
* Carência de seis meses para início dos pagamentos
Gabriel Viégas Neto, presidente do BDMG, destacou a agilidade do processo: “Foi muito rápido. E o mais importante, tudo foi feito digitalmente, algo que facilita muito para que as pessoas em dificuldade tenham acesso ao crédito. Estamos falando de empresários que puderam ter um capital de giro, manter seus funcionários e não paralisar as atividades.”
O programa demonstrou ser uma importante ferramenta de apoio para a recuperação econômica dos municípios afetados pelas chuvas, permitindo que empresários mantivessem suas atividades e preservassem empregos durante o período crítico.