O Atlético conheceu seus adversários para a Copa Sul-Americana 2025 durante sorteio realizado na sede da Conmebol, em Luque, Paraguai, nesta segunda-feira (17 de março). O clube mineiro, que não disputa a competição desde 2020, foi definido como cabeça de chave do Grupo H.
Como líder do grupo, o Atlético terá pela frente três adversários sul-americanos na primeira fase da competição:
* Caracas (Venezuela)
* Cienciano (Peru)
* Deportes Iquique (Chile)
O Atlético busca sua primeira conquista na Sul-Americana, tendo como melhor campanha uma participação nas semifinais em 2019, quando foi eliminado pelo Colón, da Argentina, sob o comando do técnico Rodrigo Santana. O clube já participou de nove edições do torneio (2003, 2004, 2008, 2009, 2010, 2011, 2018, 2019 e 2020).
No ranking atual de clubes da Conmebol, o Atlético ocupa a sétima posição, sendo o clube brasileiro mais bem ranqueado entre os participantes desta edição da Sul-Americana, à frente de Fluminense (10º), Grêmio (11º) e Corinthians (18º).
O formato da competição prevê que os primeiros colocados de cada grupo avançam diretamente para as oitavas de final. Já os segundos colocados disputarão playoffs contra as equipes que terminarem em terceiro lugar nos grupos da Libertadores, definindo assim os 16 clubes que seguirão na competição.
As fases eliminatórias (oitavas, quartas e semifinal) serão disputadas em jogos de ida e volta. A grande final está programada para acontecer em jogo único em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, em campo neutro.