A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concedeu aprovação para o credenciamento dos imóveis necessários à implantação do ramal ferroviário EF-A34, projeto sob responsabilidade da Cedro Participações em Minas Gerais. A autorização, publicada em portaria esta semana, permite que a empresa inicie o processo de desapropriações para a execução da obra.
O projeto prevê um investimento de R$ 1,5 bilhão e contempla a construção de uma linha férrea que conectará os municípios de Mateus Leme e São Joaquim de Bicas à Malha Regional Sudeste, com capacidade para transportar 25 milhões de toneladas de minério de ferro anualmente.
Pontos principais do projeto:
* O ramal ferroviário terá extensão total de 32,4 quilômetros, ligando estrategicamente regiões mineradoras ao sistema ferroviário existente
* A autorização da ANTT confere caráter de urgência ao processo de desapropriação, conforme estabelecido na portaria da Superintendência de Transporte Ferroviário: “A Cedro Participações S.A. fica autorizada a invocar o caráter de urgência no processo de desapropriação, para fins de imissão na posse”
* O projeto proporcionará acesso ferroviário ao Porto de Itaguaí, também sob concessão da Cedro Participações, otimizando o fluxo logístico para exportação do minério brasileiro
Benefícios ambientais e logísticos:
* Redução significativa do tráfego rodoviário, com a retirada de aproximadamente 5 mil carretas diárias das estradas da região
* Diminuição expressiva nas emissões de CO2, com redução estimada de 40 mil toneladas anuais
* Melhoria na segurança viária regional com a diminuição do tráfego de veículos pesados
O processo de desapropriação seguirá um cronograma específico, iniciando com a Declaração de Utilidade Pública (DUP), que oficializa as áreas necessárias para a implementação da infraestrutura ferroviária.