Anel Rodoviário de BH recebe verbas para municipalização e aguarda liberação do DNIT

Anel Rodoviário de BH recebe verbas para municipalização e aguarda liberação do DNIT

Congresso Nacional aprova R$ 110 milhões para obras de transferência da via para a Prefeitura de Belo Horizonte, aguardando apenas liberação do DNIT

O processo de municipalização do Anel Rodoviário de Belo Horizonte avançou significativamente após a aprovação das verbas necessárias no Orçamento da União para 2024. O Congresso Nacional votou na quinta-feira (20 de março) a liberação de aproximadamente R$ 110 milhões para as intervenções previstas no acordo de transferência da rodovia para a administração municipal.

A conclusão do processo de municipalização agora depende apenas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com previsão de início das obras após o período chuvoso, em abril, e conclusão da transferência até julho.

Distribuição dos recursos e obras previstas

* R$ 50 milhões serão destinados a reparos da rodovia, incluindo recapeamento, recuperação de trechos e revitalização de sinalizações, sob responsabilidade do DNIT

* R$ 60 milhões serão direcionados à Prefeitura para a construção de dois viadutos estratégicos:
– Um viaduto sobre a Via Expressa, com alça de acesso à Arena MRV no bairro Califórnia
– Outro viaduto sobre a BR-040, no bairro Olhos D”Água

A Prefeitura de Belo Horizonte esclareceu através de nota: “A primeira etapa das obras, com previsão de início após o período chuvoso no Anel Rodoviário, está sob responsabilidade do Governo Federal. Somente após a efetivação da municipalização, a Prefeitura realizará intervenções no local”.

O trecho a ser municipalizado totaliza 22,3 quilômetros, abrangendo partes de três rodovias que cortam a área urbana da capital mineira. Com fluxo diário de aproximadamente 120 mil veículos, o Anel Rodoviário se tornou uma das principais vias de conexão entre os municípios da região metropolitana.

A iniciativa de municipalização partiu do prefeito Fuad Noman (PSD), que busca instrumentos legais para melhorar a qualidade da via, especialmente considerando o aumento no número de acidentes fatais – que dobrou em dez anos, passando de 18 em 2014 para 36 em 2024, segundo o Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais.

A transferência da via é fundamental para viabilizar outras obras já acordadas com o governo federal, incluindo a construção de oito viadutos adicionais previstos no PAC, com custo estimado de R$ 1,5 bilhão, conforme anunciado em agosto de 2023.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, informou durante evento em Belo Horizonte que o governo federal deve sancionar o orçamento da União em até 15 dias, permitindo assim o avanço do processo.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS