As obras de transformação da rua Sapucaí, localizada no bairro Floresta, região Leste de Belo Horizonte, em área exclusiva de lazer, já enfrentam problemas com vandalismo antes mesmo de sua conclusão. Bancos recém-instalados foram alvos de pichações, gerando preocupação entre moradores e comerciantes locais.
O projeto de requalificação urbana da rua Sapucaí está dividido em três etapas principais:
* A primeira etapa foi concluída em 18 de setembro, com a reabertura do trecho entre a avenida Assis Chateaubriand e rua Tabaiares para pedestres e comerciantes
* O trecho entre a rua Tapuias e a avenida do Contorno encontra-se em estado avançado de obras
* As intervenções seguem em andamento no segundo e terceiro trechos, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2025
Em resposta aos atos de vandalismo, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que a Superintendente de Limpeza Urbana (SLU) realizará uma vistoria para remover as pichações. Além disso, a Guarda Civil Municipal intensificará o patrulhamento preventivo e o videomonitoramento através do Centro Integrado de Operações (COP-BH).
O projeto completo prevê a pavimentação em plano único entre os dois passeios, com 600 metros de comprimento por 16 de largura, incluindo piso em concreto armado e intertravado, trechos gramados, ladrilho hidráulico e pedra portuguesa. Também está prevista a implementação de uma ciclovia bidirecional entre as avenidas Francisco Sales e Contorno, além de mobiliário urbano, arquibancada mirante, arborização e paisagismo.