PMMG reduz criminalidade no centro de BH em 2024

PMMG reduz criminalidade no centro de BH em 2024

Balanço anual mostra queda significativa nos índices de criminalidade no hipercentro de Belo Horizonte, com mais de 21 mil operações realizadas pela PMMG

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) apresentou resultados expressivos em suas operações no hipercentro de Belo Horizonte durante o ano de 2024. O balanço, divulgado pela 6ª Cia. PM do 1º Batalhão, demonstra o sucesso das estratégias baseadas em geoprocessamento e análise científica no combate à criminalidade.

Durante o período, a corporação realizou um trabalho integrado com diversos setores da sociedade, incluindo a Prefeitura Municipal, Ministério Público e organizações não governamentais, com foco especial na população em situação de rua, resultando em 600 intervenções de acolhimento.

Principais resultados operacionais:

* Foram executadas 21.077 operações policiais, resultando em 4.737 prisões e apreensões de infratores
* 394 pessoas foram detidas por meio de mandados de prisão
* 36 veículos furtados foram recuperados e devolvidos aos proprietários
* 35 armas de fogo e simulacros foram apreendidos, além de 579 facas retiradas das ruas
* 244 atendimentos relacionados à violência doméstica foram realizados
* 801 ocorrências envolveram apreensão de drogas

Redução significativa nos índices criminais:

* Queda de 45% nos crimes de receptação
* Diminuição de 28% nos crimes de furto
* Redução de 74% no uso e consumo de drogas
* Decréscimo de 10% nos crimes de roubo
* Diminuição de 14% nos crimes de estelionato

O sistema “Olho Vivo” do Primeiro Batalhão teve papel fundamental nas operações, contribuindo para 150 intervenções que resultaram em 83 prisões e diversas apreensões de materiais ilícitos.

O major Tiago Augusto, comandante da 6ª companhia, destacou a importância do planejamento estratégico: “Realizamos operações visando esclarecimentos à população para proteção contra crimes cibernéticos. Orientamos os condutores de veículos para que evitem transitar com os vidros abertos e que não deixem bolsas e objetos de valor expostos sobre os bancos. E empenhamos o policiamento de rotina, as Bases de Segurança Comunitária e as viaturas em locais e horários específicos, principalmente em horários de pico”.

As ações preventivas e repressivas, como as operações Férias Seguras, Sentinela da Contorno, Visibilidade e Excalibur, foram fundamentais para alcançar esses resultados positivos, garantindo maior segurança para comerciantes, trabalhadores e população em geral que circula pela região central da capital mineira.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS