Minas Gerais lança programa de apoio a gestantes

Minas Gerais lança programa de apoio a gestantes

Governo estadual anuncia programa Filhos de Minas que oferecerá kit maternidade para gestantes de baixa renda que realizarem pré-natal completo

O governo de Minas Gerais anunciou nesta quarta-feira (5 de fevereiro) o programa Filhos de Minas, uma iniciativa que visa reduzir a mortalidade materna e infantil no estado. Dados da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) revelam que 40 em cada 100 mil mulheres que dão à luz no estado morrem por complicações relacionadas à gestação, situação que afeta principalmente mulheres em vulnerabilidade social.

O programa oferecerá kits de maternidade para mães em situação de pobreza ou extrema pobreza, condicionado à realização do pré-natal completo. Segundo o governador Mateus Simões, “É um programa de redução drástica na mortalidade infantil, garantindo que as mães, em situação de pobreza e extrema pobreza, terão direito a um kit de maternidade, desde que, elas passem pelo processo de pré-natal completo, para que seja acompanhada, garantindo a baixa nos índices de mortalidade infantil no Estado.”

Requisitos para participação

* Estar cadastrada no programa Bolsa Família
* Realizar no mínimo cinco consultas até a 28ª semana de gestação ou sete consultas durante toda a gravidez
* Manter o cartão de vacinação atualizado

O secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, enfatizou a importância do pré-natal: “Queremos alcançar números nunca antes registrados, eliminar as mortes evitáveis e reduzir ao máximo as mortes inevitáveis. Sabemos que é no pré-natal que se fala com as gestantes da importância da vacinação.”

Composição do kit maternidade

* Bolsa
* Cobertor
* Macacões curtos e longos
* Bodies
* Culotes
* Casaquinho com capuz
* Kits de meias
* Toalha com capuz

O programa tem previsão de início para maio de 2025, com investimento de R$ 12,5 milhões para distribuição de 38.760 kits em todo o estado. Atualmente, a taxa de mortalidade infantil em Minas Gerais é de 11,4 por mil nascidos vivos, e o governo pretende reduzir esse índice para 9,9.

Mais notícias no N3 News

Participe do nosso canal no Whatsapp

Imagem N3 News
N3 News
O N3 News oferece notícias recentes e relevantes, mantendo os leitores atualizados em um mundo que está sempre em constante mudança. Mais do que um portal de notícias, temos como meta ser um parceiro confiável na busca pela informação precisa e imparcial.

RELACIONADAS