A Metrô BH está avaliando a possibilidade de expandir a linha 1 do metrô de Belo Horizonte até o viaduto Beatriz, em Contagem, na região metropolitana. O anúncio foi feito pelo presidente da concessionária, Cláudio Andrade, durante entrevista à imprensa nesta sexta-feira (7 de fevereiro).
De acordo com Andrade, estudos de viabilidade técnica e econômica estão em desenvolvimento e serão apresentados ao governo do Estado. “Nós estamos agora em estudos, discutindo a viabilidade técnica e econômica com relação a essa expansão”, afirmou. A proposta prevê uma extensão a partir da Estação Novo Eldorado, que resultaria em três paradas de metrô em Contagem.
Na manhã desta sexta-feira, representantes de órgãos governamentais realizaram uma inspeção nas obras. O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitali, e o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno, visitaram o canteiro de obras da Linha 2. “O que a gente faz hoje aqui é uma visita técnica para verificar essas interfaces, esses ajustes, para que a gente possa avançar com celeridade nessa tão aguardada obra para todos nós”, explicou Bruno.
O presidente da Metrô BH ressaltou que as obras de modernização estão progredindo conforme o cronograma estabelecido. “Toda a linha 1 já está sendo modernizada em termos não só de reforma das estações. A gente entrega dez estações agora reformadas em março e as outras nove até março do ano que vem, mas todos os sistemas também estão sendo reformados”, destacou Andrade. Ele ainda acrescentou que “a linha 2 vai seguir o mesmo ritmo”.