O ex-senador Castellar Neto (PP) foi designado como agente colaborador da Secretaria de Governo de Minas Gerais, conforme publicação no Diário Oficial desta quinta-feira (27 de fevereiro). Ele atuará junto ao novo titular da pasta, Marcelo Aro (PP), com foco na articulação política e assessoramento legislativo.
Em sua nova função, Castellar Neto será responsável pela consultoria na articulação política intragovernamental e intergovernamental, além de fornecer assessoramento e suporte técnico nas relações com o Poder Legislativo. A designação tem validade até dezembro de 2026.
O político possui uma trajetória significativa na administração pública e no setor privado:
* Atuou como senador entre julho e novembro de 2024, ocupando temporariamente a vaga de Carlos Viana (Podemos), que se licenciou para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte
* Exerceu o cargo de secretário de Governo na gestão do prefeito Fuad Noman (PSD) em Belo Horizonte, deixando a posição em março de 2024
* Presidiu a Federação Mineira de Futebol (FMF) e atualmente ocupa uma das vice-presidências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
Castellar Neto possui formação acadêmica robusta na área jurídica, sendo advogado criminalista formado pela Universidade Fumec, com especialização em Ciências Penais pela PUC Minas e mestrado em Direito Penal e Política Criminal pela Universidade Sorbonne. Sua experiência inclui ainda atuação como conselheiro seccional da OAB-MG entre 2016 e 2018, além de participação no Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e no Instituto de Ciências Penais.