A General Motors (GM) enfrenta uma ação do Ministério Público Federal (MPF) que pode resultar em uma indenização bilionária devido à comercialização de aproximadamente 1 milhão de unidades do Chevrolet Onix entre 2012 e 2018, consideradas “inadequadas para uso” após receberem nota zero em teste de impacto lateral.
O caso ganhou repercussão após o Latin NCAP, organização independente que avalia a segurança de veículos na América Latina, atribuir nota zero ao Chevrolet Onix em 2017, especificamente no teste de impacto lateral. O veículo demonstrou proteção “fraca” para abdômen e peito dos ocupantes em casos de colisão lateral.
É importante ressaltar que o Chevrolet Onix não violou nenhuma norma ou regulamentação vigente no Brasil durante o período em questão, já que o Latin NCAP não é uma entidade reguladora oficial no país. Os parâmetros de segurança são estabelecidos pelas fabricantes em conjunto com órgãos públicos como o Inmetro.
Outros veículos populares também receberam nota zero na mesma avaliação, incluindo:
* Fiat Argo e Cronos
* Ford Ka
* Citroën C3 e C3 Aircross
* Hyundai HB20
* Renault Sandero, Logan e Stepway
O MPF solicita que a GM realize gratuitamente as “reparações necessárias às laterais do veículo, de forma que atendam às atuais normas de segurança”. A possível indenização pode chegar a R$ 2,5 bilhões, equivalente a 5% do faturamento obtido com as vendas do Chevrolet Onix no período, que totalizou R$ 49,8 bilhões.